sexta-feira, 30 de abril de 2010



A Música Indiana

A música da Índia é considerada uma das mais antigas tradições musicais ininterrupta do mundo. Diz-se que as origens deste sistema voltar ao Vedas (escritos antigos dos hindus). Muitas lendas diferentes têm crescido sobre a origem e desenvolvimento da música clássica indiana. Tais lendas percorrer um longo caminho em mostrar a importância que a música tem na definição da cultura indiana.
No entanto o advento da pesquisa histórica e cultural moderna também nos deu uma boa perspectiva sobre o campo. Isto tem mostrado que a música indiana se desenvolveu dentro de uma interacção complexa entre os diferentes povos de diferentes raças e culturas. Parece que a diversidade étnica do presente, tem estado na Índia desde os primórdios dos tempos.
Sangeet é uma combinação de três formas de arte: música vocal, música instrumental e dança. Embora estas três formas de arte foram originalmente derivado do único campo da dramaturgia. O actual sistema de música indiana é baseada em dois pilares importantes: de pano e tal. Rag é a forma melódica, enquanto tal é o ritmo. Rag pode ser mais ou menos equiparado com o modo ocidental escala. Existe um sistema de sete notas que são dispostos numa forma não muito diferente das escalas ocidentais, no entanto é diferente. O tal (formas rítmicas) também são muito complexas.
A Música na França

A França é há muito considerada um centro europeu para a arte e música. Este país traduz uma grande variedade de folclore indígena, assim como estilos diversos, naturais dos imigrantes da África, América Latina e Ásia. No campo da música clássica, a França já produziu inúmeros compositores, enquanto que na vertente de música pop assiste-se agora a um despertar do rock francês, hip hop, techno/funk e mesmo pop. A França é um país bastante grande com várias culturas diferentes.

A Música na Austrália

Para os aborígenes da Austrália, a música é entendida, naturalmente, e é uma parte integrante da vida. No ocidente, pelo contrário, a música tende a ser separada da vida. A música tradicional dos australianos indígenas tem muito significado para sua cultura. A música é utilizada por toda a vida de um aborígene: para ensinar o que deve ser conhecido sobre a sua cultura, sobre o seu lugar nele e sobre seu lugar no mundo da natureza.

A Música na Jamaica

A música da Jamaica tornou-se popular em grande parte do mundo. Inicialmente na década de 60, o ska, o rocksteady e o reggae foram populares no Reino Unido, principalmente entre mods. Na década de 70, o reggae roots começou a tornar-se especialmente popular, através da fama internacional de Bob Marley.

A Música em Moçambique

A música de Moçambique é uma das mais importantes manifestações da cultura deste país. A música tradicional tem características bantu e influência árabe principalmente na zona norte e, como tal, é normalmente criada para acompanhar cerimónias sociais, principalmente na forma de dança.

A música é o verbo do futuro
Vítor Hugo


Os Adolescentes Portugueses


Em 2006 foi elaborado um estudo em que perguntaram a jovens dos 11 aos 16 anos a sua opinião sobre músicas de diferentes estilos. Os resultados indicaram que os adolescentes portugueses se tornaram mais definidos nos seus gostos musicais à medida que vão avançando na idade: quanto mais velhos, menos são os que dizem que não têm opinião sobre os diferentes estilos musicais. Em Portugal o estilo musical mais apreciado é o Hip-Hop.
Estilos Musicais


Fado
O Fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa.




Pop
Música pop é um género musical que não apresenta um ritmo específico, mas um sistema de valores que envolve espectáculo no palco, moda visual e
empatia entre o público.



Rock
Rock é um termo abrangente que define o género musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. As suas raízes encontram-se no rock and roll que emergiu e definiu-se nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos 50.


Blues
Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa.


Música Clássica

Música clássica ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, que abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente.

domingo, 25 de abril de 2010

A Música no Mundo

A Música em África




A música africana regista uma grande diversidade de tradições musicais. A norte transmite a influência da cultura islâmica e no resto de África a nota-se a presença culturas de raiz tipicamente africana. A música a sul do deserto do Saara, tem um papel fundamental na vida do dia-a-dia, fazendo parte de cerimónias e de rituais relacionadas com a vida do homem. É muito rica no aspecto rítmico.

A Música na Europa





As várias músicas europeias, embora revelem alguns aspectos comuns, reflectem a grande variedade cultural dos diversos países e das regiões da Europa. Há diversos géneros bem como instrumentos musicais. Em Espanha, destaque para o flamengo, uma dança que recebeu várias influências, na Hungria, os grupos etnográficos e na Áustria, as valsas.

A Música na América





O continente americano, no ponto de vista musical, sofreu a influência de muitos povos e das suas culturas, devido a fenómenos como a colonização e a emigração. Por isso, há neste continente géneros e formas musicais muito variadas. Na América do norte destaque para a música country, espirituais, blues, jazz e canto dos índios americanos. Na América central e do sul, saliento a música andina (Bolívia), o samba (Brasil) o tango (Argentina) e o reggae (Jamaica). Os instrumentos mais conhecidos são: banjo, kena, flauta e , berimbau, steel drum.

A Música na Ásia




Na Ásia, a música é muito importante, principalmente como acompanhamento das cerimónias religiosas. O canto tibetano é acompanhado por címbalos, tambores, trombetas de cobre e surna. O Gagaku é um conjunto instrumentos de corda). A pipa. é um instrumento com quatro cordas, muito utilizada nas orquestras de ópera chinesa. Mas há mais instrumentos, o saltério, a cítara e o pungi (Índia), o Khène (Laos)...

A Música na Oceânia





Em termos musicais, nota-se na Oceânia a influência das tradições europeias levadas para este continente, sobretudo na Austrália e na Nova Zelândia. Nas outras ilhas, destacam-se as formas de expressão musical dos povos que sempre as habitaram. O didjeridou é um instrumento musical utilizado na Austrália.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Música na Sociedade Contemporânea

A Música no Tempo













Música no século XIX

O Século XIX foi dominado pela música tipicamente romântica. O seu objectivo era apelar aos sentimentos e a verdades mais profundas que só poderiam ser alcançados pela arte, no caso, pela música.
NOTA: Romântico nesta época, não está relacionadocom o sentimento de amor com o qual é conotado hoje em dia, mas está intimamente ligado a uma visão sonhadora da realidade.

Música no século XX

A música do século XX trouxe nova liberdade e maior experimentação com novos géneros musicais e formas que desafiaram os períodos anteriores. A invenção e disseminação dos instrumentos musicais electrónicos e do sintetizador, revolucionaram a música popular e aceleraram o desenvolvimento de novas formas de música. Modos mais rápidos de transporte permitiram aos músicos e fãs a viajar mais longe para apresentar ou ouvir.


Música no século XXI

Após a febre dos anos ’90 que trouxe grandes surgimentos de valor como Alanis Morissette, Oásis, Marilyn Manson - cada qual no seu estilo – trouxe também a “era dos teenagers” como: Shakira; Britney Spears; Christina Aguilera.Os artistas que surgem, parecem estar mais preocupados com a qualidade vocal, as canções de cunho próprio e que relatem a realidade.